VITÓRIA DO JÚLIO CAVALCANTI
“Mestre não é aquele que ensina, mas sim aquele que de repente aprende”
Cora Coralina
Nos últimos tempos, um grande propósito tem marcado os governos Federal e Estadual na batalha para uma qualificação melhor se seu nível educacional.
As ultimas avaliações do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é medido através da Prova Brasil e pelo índice de aprovação nas escolas, a média geral tem apontado níveis escandalosos, em torno de 3,5.
Para mudar esse quadro, o Governo Federal tem lançado mão de grandes programas educacionais, investindo em tecnologia; como laboratório de informática e equipamentos para auxiliar os educadores a melhorar suas aulas, bem como, na qualificação dos profissionais da educação.
Os Governos estaduais, cada um com sua prioridade, também desdobraram-se para apresentar resultados que viabilizem seu desenvolvimento. O Estado de Goiás, em uma parceira com o Instituto Ayrton Senna, investiu pesado nas séries iniciais nos últimos anos e com implantação gradativa para as séries de 6º ao 9º ano.
Vários projetos foram implantados. Entre eles: Educação Inclusiva, Projeto Aprender, EJA, Biblioteca nas Escolas, etc. para ensinar sob uma nova perspectiva.
No âmbito da preparação de seus profissionais, investiu na profissionalização e especialização de toda equipe escolar especialmente nos professores e gestores.
O Colégio Estadual Professor Júlio Cavalcanti assumiu com responsabilidade a tarefa de educar para a vida e preparar cidadãos capazes e conscientes para atuarem na sociedade e gosarem de plena cidadania.
Para atingir as metas propostas o Colégio Estadual Professor Júlio Cavalcanti, arregaçou as mangas e implantou a Escola Inclusiva, Projeto Aprender, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e incentivou a capacitação de quadro docente.
Os frutos não poderiam ser melhores. Hoje com quase 100% de profissionais graduados e pós-graduados, alem de currículos ricos em cursos preparatórios relevantes como: PROFA, PRO-GESTÃO, Formação Continuada, Libras, PCN’s, entre outros: O Colégio conseguiu o 1º lugar de Goiás na Avaliação do IDEB, com a média de 6,5 em 2007 contra 3,8 alcançados em 2005. Em contrapartida a meta Nacional para 2021 é de 5,5 para as séries iniciais e 5,6 para as séries finais da Educação Básica.
Por esse motivo o Colégio iniciou suas férias escolares com gosto de vitória, nada mais nada menos, muito merecido pelo empenho de seus profissionais em se qualificarem e atualizarem-se sempre e pela coragem de enfrentar desafios.
Outra grande prova desses esforços é a aprovação no vestibular por alunos que cursaram a EJA implantada na Unidade desde 2002.
Trabalhando em prol da Inclusão Social através da Educação Inclusiva dando oportunidade aos portadores de necessidades especiais terem uma formação acadêmica.
O Colégio Estadual Professor Júlio Cavalcanti, priorizando metas, estabelecendo objetivos, trabalhando e realizando ações em prol de uma educação construtora de cidadania.
Durante as férias as matrícula para a EJA estarão abertas até o dia 10/07/2008 das 07:30 às 11:30h na Secretaria do Colégio, com vagas limitadas.
Quem tem seis meses que parou seus estudos no ensino regular pode matricular-se na EJA, não deixe para depois, recupere seu tempo perdido matriculando-se na EJA.